Acabo de voltar do cinema.
Junto veio um prazer inexplicável de ouvir o silêncio dos créditos. E me lembrei dos barulhos de uma escola, do ecoar de centenas de vozes em corredores, salas com pequenas janelas e pátios murados - pois está pra nascer o cidadão que vai construir uma escola considerando estas necessidades acústicas.
The Class, pra mim, é um filme bom, um filme que "funciona". Acho que perco mais tempo no meu mestrado "lutando" contra as imposições do cinema industrializado de Hollywood, do que realmente produzindo. Se eu apresentasse na minha sala de aula, as 7 primeiras páginas deste vencedor da Palma de Ouro em Cannes, eu seria, no mínimo, linchada. Ouviria coisas do tipo: "isso se alguém ainda continuar na sala de cinema", ou "acho que jamais pagaria $11,50 para ouvir estas pessoas se apresentado", "e elas nem são seus personagens principais", "como assim você quer ter onze antagonistas" , "mas a primeira pessoa a falar não é o protagonista", "não funciona, o hook não está na página 5", e mais um milhão de "know the rules before you break them".
Humpf, será que este povo já ouviu falar da tal sétima arte?
Lamúrias à parte, orgulho ferido de um primeiro ato lido e fortemente criticado (ontem) à parte, Entre les murs é sem dúvida merecedor de palmas e mais palmas. Uma verdadeira aula de desenvolvimento de personagens, uma enxurrada de conflitos internos transferidos para a tela. De uma inteligência impressionante, cativante, irritante, pesada, engraçada.
Mr. Marin, Wei, Souleymane, Boubacar, Esmeralda (até vc, Esmeralda que eu quis "socar" o filme todo), Khoumba, Louise, e todos os outros .
You are amazing characters, wish you were all mine!
eu li o livro e adorei, não vejo a hora de assitir ao filme. :*
ResponderExcluirAdorei suas percepções sobre o filme, como é bom saber expressar assim, eu tenho dificuldade às vezes. Também gostei muito do filme, e o fato de eu (também) querer esmurrar a Esmeralda é parte do motivo. No fim os personagens todos são muito reais e convincentes, né?
ResponderExcluirE sobre seu roteiro, Flor, nem esquenta, só manter em mente isso mesmo que vc falou, esse monte de fiote de hollywood bombariam o roteiro de um ganhador de Cannes!